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REDE DE PESQUISA: artigo avalia frequência de checagens sobre a COVID-19

A revista Comunicação & Inovação publicou o texto “Fact-checking no combate às fake news sobre a COVID-19: um estudo exploratório das agências digitais de checagem de fatos contra a desinformação da pandemia“, de Allysson Martins e Juliana Teixeira, coordenadores do MíDI e do JOII.

Resumo: As redes sociais digitais não propagam apenas conteúdos propositivos; ao contrário, observamos um processo de desinformação através do espalhamento de informações falsas. As agências digitais de checagem de fatos aparecem como “vacina” contra esse problema, junto a estrate?gias como exclusão de conteúdos e desmonetização dos propagadores. O objetivo deste artigo é investigar a importância dispensada pelas agências de fact-checking Fato ou Fake e Lupa das suas verificações de fake news sobre a COVID-19. Se em janeiro e fevereiro de 2020, períodos iniciais de propagação da doença, as checagens não chegaram a 20% do material produzido, a partir de março, as verificações se voltaram mais para a pandemia, com praticamente duas publicações por dia.

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MíDI - Laboratório de Mídias Digitais e Internet

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