MíDInforma

INFLUCRENTES: youtubers evangelizam com estratégias diferentes

O artigo “Religião em tempos de YouTube: especificidades dos canais evangélicos brasileiros Fafismelo e Fabibertott“, de Allysson Martins e Thaís Rivero, foi publicado na revista Temática.

Resumo: Os youtubers evangélicos, aqueles que produzem especificamente para o YouTube, usam a plataforma para ganhar alcance e visibilidade não possível em um culto comum, presencial. Entre esses profissionais, duas mulheres se destacam: Fabiola Melo e Fabiana Bertotti, sobretudo por não serem líderes religiosas tradicionais. Este artigo destaca como se remodelam os conteúdos da (ciber)religião para a linguagem dessa mídia social no (ciber)espaço, a partir de uma indução descritiva, enfatizando aspectos de um produto audiovisual, como enquadramento, composição e ângulo, além de som e estrutura. As youtubers se diferem desde o enquadramento e o cenário até a linguagem e a vestimenta, enquanto Fabiana possui um estilo mais padronizado, de enquadramento, cenário, bordão e vestimenta, Fabiola faz encenações e interpretações próprias.

midi

MíDI - Laboratório de Mídias Digitais e Internet

Ir para o conteúdo