Agências privilegiam fontes oficias, especialistas e links em checagens sobre a covid-19
O artigo “Desmentindo informações sobre a covid-19: estratégias comunicacionais contra fake news das agências Fato ou Fake e Lupa em 2020“, de Allysson Martins e Juliana Teixeira, foi publicado na RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde.
Resumo: Este texto avalia as estratégias das agências de checagem, Fato ou Fake e Lupa, no combate à desinformação da covid-19 em 2020. Para isso, utilizamos a perspectiva de enquadramento midiático de Entman (1993), avaliando: as etiquetas escolhidas e a apresentação da mentira (interpretação); as fontes utilizadas e como foram acessadas e apuradas (avaliação); e, por fim, a estrutura da narrativa e os recursos midiáticos para a checagem (recomendação). Das 656 checagens nas duas agências, foi possível perceber que todas apresentaram a estrutura narrativa padrão de Contraponto, com alto uso de Links e com os recursos multimídia pouco explorados. Ambas privilegiam fontes Oficiais e Especialistas, mas o veículo do Grupo Globo busca também o Alvo da fake, principalmente por meio de Entrevista. A principal diferença fica na forma de apresentar a mentira, com a Fato ou Fake quase sempre trazendo de modo parcial e a Lupa na íntegra.
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